Ciência e divulgação | AGÊNCIA FAPESP

Livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas, com textos de vários especialistas no tema, será lançado no dia 29 na UFBA

Ciência e divulgação

28 de abril de 2011

Agência FAPESP – Qual a relação da ciência com a cultura? O que é cultura científica? Como o bioetanol, a tuberculose e as células-tronco estão sendo abordados pela mídia brasileira? Políticas públicas de comunicação para a ciência? A ciência nas músicas de Gilberto Gil?

Essas são algumas das questões abordadas no livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas, que será lançado no dia 29 de abril, às 19 horas, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela.

O evento contará com a participação de Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente da FAPESP, que ministrará a palestra “De Ciência, Divulgação, Futebol e Bem-estar Cultural”, tema do prefácio do livro.

A obra, editada pela Edufba, é organizada pelos pesquisadores Cristiane Porto, Antonio Brotas e Simone Bortoliero, membros do Grupo de Pesquisa Ciência e Cultura, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.

O livro aborda a relação da ciência e sua divulgação e estabelece diálogos entre pesquisadores dos mais diversos temas sobre ciência e suas interfaces. Entre os especialistas que participam com textos estão Graça Caldas (diretora acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico), Wilson Bueno (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo) e as professoras da UFBA Iara Souza e Graciela Natansohn.

Mais informações: (71) 9984-2956 / 3176-2299 / 8852-5301
 

Assuntos mais procurados