Centro oferece curso internacional a distância sobre processamento de vidro | AGÊNCIA FAPESP

Centro oferece curso internacional a distância sobre processamento de vidro Iniciativa integra estratégia de educação e difusão de CEPID sediado na UFSCar e dedicado ao ensino, à pesquisa e à inovação em vidros

Centro oferece curso internacional a distância sobre processamento de vidro

18 de março de 2015

Diego Freire | Agência FAPESP – O Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros (Cepiv), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, deu início a suas primeiras atividades de ensino e divulgação científica internacional a distância por meio da internet.

No dia 19 de março, o Cepiv (ou CeRTEV, na sigla em inglês) realiza sua primeira experiência de transmissão de conteúdo on-line, em tempo real, a partir da sede do CEPID, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de universidades e empresas e professores de vários países inscritos em um curso internacional sobre processamento de vidro.

A aula é a atividade inicial de um programa do Cepiv em colaboração com o International Materials Institute for New Functionality in Glass (IMI), da Pennsylvania State University e da Lehigh University, ambas nos Estados Unidos, financiado pela National Science Foundation.

De acordo com Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Cepiv e professor do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, o objetivo é experimentar o novo método para incorporá-lo às ações de ensino e divulgação científica do CEPID (uma das missões desses centros) e expandi-lo para outros cursos.

“Inicialmente testaremos o alcance da estratégia de ensino a distância entre os públicos nacional e internacional do CeRTEV, o funcionamento do software e as possibilidades que a tecnologia oferece para avaliarmos como ela pode ser utilizada em outras atividades de ensino e divulgação científica, um campo importante da atuação de todos os CEPIDs”, disse à Agência FAPESP.

A primeira aula, ministrada por Zanotto, tratará de vitrocerâmicos, materiais cerâmicos produzidos a partir da cristalização controlada de materiais vítreos. Será oferecida uma segunda aula sobre o tema no dia 24 de março.

Para transmitir as aulas, o CEPID utilizará o software Blackboard Collaborate, que possibilita a criação de ambientes virtuais similares a salas de aula. A aula inaugural terá duração de 75 minutos.

“Além dos inscritos, outros interessados em ensino e divulgação científica a distância, inclusive coordenadores de CEPIDs, estão convidados a assistir a alguns minutos da transmissão para conhecer a tecnologia e sua aplicação”, disse Zanotto.

O curso

As aulas a distância do Cepiv integram um curso internacional realizado em colaboração com o IMI, com atividades de janeiro a abril conduzidas por 18 pesquisadores da área em universidades e empresas de diversos países.

O conteúdo programático trata essencialmente de materiais de vidro e vitrocerâmica, amplamente utilizados tanto em bens de consumo como em dispositivos avançados de alta tecnologia. As aulas abordam a produção do vidro e a concepção de itens desejados com forma e tamanho adequados a custos aceitáveis.

O objetivo, de acordo com a organização, é oferecer uma visão geral dos métodos de transformação de vidro praticados globalmente e tratar de suas perspectivas.

Os participantes possuem conhecimentos em nível de graduação sobre engenharia de materiais em geral e uma compreensão básica sobre vidro em específico. São oferecidos materiais de leitura antes das aulas para auxiliar aqueles que não possuem conhecimento mais aprofundado dos temas tratados.

As aulas ocorrem sempre às terças e quintas, a partir das 14h, e são transmitidas pelo link http://tinyurl.com/IMI-GlassClass.

Assuntos mais procurados