Catavento abre exposição permanente sobre a evolução humana | AGÊNCIA FAPESP

Realizada com o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP, exposição tem recursos multimídia e réplicas de ossos e artefatos (divulgação)

Catavento abre exposição permanente sobre a evolução humana

16 de julho de 2014

Agência FAPESP – O museu Catavento Cultural e Educacional, em parceria com o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), deu início à exposição permanente “Do Macaco ao Homem”, que apresenta os principais passos evolutivos da humanidade em diferentes aspectos.

A exposição está estruturada em módulos temáticos, introduzidos pela apresentação de uma árvore evolutiva da linhagem humana, que se estende de sete milhões de anos atrás aos dias atuais, passando pelo surgimento do Homo sapiens, há 200 mil anos.

Em seguida o visitante é levado a um passeio pela evolução considerando a posição do homem no reino animal, as mudanças na locomoção, o desenvolvimento da dentição e do cérebro, as transformações da aparência física, o surgimento dos grandes símios e a tecnologia da pedra lascada, entre outros aspectos, terminando com um módulo sobre a origem da capacidade humana de simbolização e de produção artística.

A exposição é complementada por dois pequenos documentários: o primeiro, de três minutos, mostra como nossos ancestrais lascavam a pedra para confeccionar seus artefatos; o segundo, de sete minutos, explica como os arqueólogos e antropólogos lidam com ossos humanos no trabalho em campo e no laboratório.

Os módulos contam com uma quantidade significativa de réplicas dos ancestrais do Homo sapiens e de artefatos de pedra lascada e de osso. O acervo foi acumulado pelo Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP nos últimos 20 anos. A curadoria da exposição é do professor Walter Neves.

A exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e a bilheteria fecha às 16h. O ingresso custa R$ 6, com entrada gratuita aos sábados.

O museu Catavento Cultural e Educacional fica no Palácio das Indústrias, localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no Centro da capital paulista.

Mais informações: www.cataventocultural.org.br.
 

  Republicar
 

Republicar

É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Agência FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Agência FAPESP). O uso do botão HTML permite o atendimento a essas normas. Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital.


Assuntos mais procurados