Capacitação para usina de etanol | AGÊNCIA FAPESP

Centro Paula Souza capacitará 480 empregados de nova usina inaugurada no Mirante do Paranapanema (Gilberto Marques/GESP)

Capacitação para usina de etanol

18 de novembro de 2009

Agência FAPESP – O Centro Paula Souza capacitará, em um período de três anos, 480 profissionais para trabalhar na nova unidade da usina de etanol da ETH Bioenergia, localizada no município de Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo. O anúncio foi feito no dia 16 pelo governador José Serra, durante a inauguração da unidade.

A iniciativa é resultado da especialização de 66 ex-alunos da Escola Técnica (Etec) de Teodoro Sampaio, que se formaram operadores industriais em junho. As aulas terão duração de dez meses, sendo as teóricas ministradas na Etec e as práticas na própria usina. “Isso é fundamental porque eleva o padrão produtivo, tecnológico e de qualidade da região”, ressaltou o governador.

A usina investe mais de R$ 6 bilhões na criação de três polos em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e atua na produção, comercialização e logística do setor de bioenergia – etanol, energia elétrica e açúcar. A nova unidade terá 1,3 mil trabalhadores e entrará em operação na safra 2010/11 produzindo 140 milhões de litros de etanol.

O Centro Paula Souza é a maior rede estadual de ensino profissional do país, responsável pela formação de mais de 180 mil estudantes em 138 cidades paulistas. Atualmente, a rede passa por um plano de expansão: o número de Faculdades de Tecnologia (Fatecs) dobrará até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006), e o número de alunos das Etecs chegará a 177 mil alunos (eram 77 mil).

De acordo com levantamento do Sistema de Avaliação Institucional, os tecnólogos formados pela rede têm um índice de empregabilidade de 93,2%, e os técnicos, de 77,3%. Além disso, segundo a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2008, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Escolas Técnicas (Etecs).

Mais informações: www.centropaulasouza.sp.gov.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados