1 Brasil sedia pela primeira vez conferência sobre comunicação pública da ciência | AGÊNCIA FAPESP

Brasil sedia pela primeira vez conferência sobre comunicação pública da ciência | AGÊNCIA FAPESP

13ª PCST será em Salvador com o tema "Divulgação da Ciência para a inclusão social e o engajamento político"

Brasil sedia pela primeira vez conferência sobre comunicação pública da ciência

15 de maio de 2013

Agência FAPESP – A cidade de Salvador, na Bahia, sediará entre 5 e 8 de maio de 2014 a 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST, na sigla em inglês). É a primeira vez que o evento ocorrerá em um país da América Latina.

Organizada pela Rede Internacional PCST, pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Museu da Vida, ligado à Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a conferência PCST 2014 tem como tema central “Divulgação da Ciência para a inclusão social e o engajamento político”.

“Ter o Brasil como sede do congresso PCST será uma grande oportunidade para dar foco e dividir experiências, desafios e diversidade sobre o crescente tema comunicação e ciência na América Latina, motivando a participação de estudantes e pesquisadores que, de outra forma, não teriam a oportunidade de participar desse evento internacional”, destacam os organizadores do evento.

“Considerando o crescimento da importância do papel do Brasil no cenário mundial da ciência e os incentivos governamentais de apoio à divulgação da ciência, é o momento certo para a que a conferência PCST seja realizada pela primeira vez na América Latina”, dizem.

Além do tema central, os organizadores estão especialmente interessados em propostas nas áreas de divulgação científica para o empoderamento de cientistas e do público; comunicando a ciência para os tomadores de decisão; crenças, valores e cidadania científica; conhecimento da comunidade local e contexto global; novas tecnologias e novas práticas em divulgação da ciência; temas emergentes em ciência e sociedade. O prazo para o envio de propostas é 1º de setembro de 2013, até o meio-dia.

A Rede PCST inclui jornalistas de ciência, profissionais de museus e centros de ciência, diretores de teatro científico, pesquisadores que estudam comunicação pública de ciência e tecnologia, cientistas que lidam com o público, relações-públicas e assessores de imprensa de instituições científicas e outros profissionais interessados nessas questões.

Cada participante da conferência pode apresentar até três propostas, em seu nome ou em nome de um grupo. Haverá sessões de painéis, mesas-redondas, apresentações orais individuais, apresentação de pôsteres, workshops, sessão de vídeos, performances e demonstrações e descrições de práticas de divulgação científica. O idioma oficial do evento é o inglês. Por isso, todas as propostas devem ser submetidas nessa língua.

Mais informações: www.pcst-2014.org/index.php/pt-BR