Bolsistas da FAPESP vencem Prêmio Abeu 2018 | AGÊNCIA FAPESP

Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulga premiados por melhores livros acadêmicos (foto: Abeu)

Bolsistas da FAPESP vencem Prêmio Abeu 2018

18 de dezembro de 2018

Agência FAPESP – O Prêmio Abeu, organizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, anunciou os vencedores de sua quarta edição. Entre os finalistas indicados, ao menos 21 são ou já foram bolsistas da FAPESP.

A premiação distingue anualmente as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, incluindo o projeto gráfico. A atual edição teve sete categorias premiadas: Capa; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; e Projeto Gráfico.

Na categoria Ciências Humanas, o primeiro e terceiro colocados têm apoio da FAPESP: “Dicionário da Língua de Sinais no Brasil: A Libras em suas mãos” (1º colocado), de Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Janice Gonçalves Temoteo e Antonielle Cantarelli Martins, e “50 Anos de Feminismo: Argentina, Brasil e Chile. A construção das mulheres como atores políticos e democráticos”, de Eva Alterman Blay e Lúcia Avelar.

Além deles, receberam menção honrosa Cristiana Bertazoni Martins, Leila Maria França e Itala Maria Loffredo D'Ottaviano.

Na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, ficou em segundo lugar o projeto “Magmatismo Alcalino Continental da Região Meridional da Plataforma Brasileira” de Celso de Barros Gomes e Piero Comin-Chiaramonti.

Em Ciências Sociais e Aplicadas, “Domesticidade, Gênero e Cultura Material”, de Flávia Brito do Nascimento, Joana Mello de Carvalho e Silva, José Tavares Correia de Lira e Silvana Barbosa Rubino, ficou em terceiro lugar. Menção honrosa para Rosa Elisa M. Barone.

O projeto “Ecológicas da Universidade de São Paulo”, de Welington Braz Carvalho Delitti e Vânia Regina Pivello, foi o terceiro colocado na categoria Ciências da Vida.

Na categoria Linguística, Letras e Artes, foram premiados os projetos “A Erótica Japonesa na Pintura & na Escritura dos Séculos XVII a XIX”, primeiro colocado, de Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro, e “Contornos do (In)visível: Racismo e Estética na Pintura Brasileira (1850-1940)”, de Tatiana Lotierzo, em terceiro. Menções honrosas para José de Souza Martins, Helena Bonito Pereira e Ronaldo de Oliveira Batista.

A lista completa dos projetos prestigiados está disponível em www.abeu.org.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados