Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP em materiais metálicos para embalagem | AGÊNCIA FAPESP

Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP em materiais metálicos para embalagem Projeto do Instituto de Tecnologia de Alimentos busca estabelecer condições para o estudo de metalografia, composição química e de resistência à corrosão de ligas de alumínio usadas na produção de latinhas (imagem: Pixabay)

Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP em materiais metálicos para embalagem

10 de junho de 2019

Agência FAPESP – O "Plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital (PDIp)" oferece uma Bolsa Jovem Pesquisador da FAPESP na área de investigação de materiais metálicos para embalagem. O prazo de inscrição se encerra no dia 14 de junho de 2019.

O pesquisador desenvolverá projeto para ampliação da atuação do Ital na área de inovação em produtos e processos, com enfoque na composição e microestrutura de chapas de alumínio para produção de latas de duas peças embutidas e estiradas. O objetivo é o estabelecimento de competência e infraestrutura para estudo da metalografia, composição química e de resistência à corrosão de ligas de alumínio usadas na produção de latas para acondicionamento de bebidas.

O candidato deve ter doutorado em engenharia de materiais, engenharia metalúrgica, engenharia química, engenharia de alimentos, química ou áreas afins. Deve ter ainda experiência bem-sucedida, por pelo menos dois anos após o doutoramento, como pesquisador em grupo competitivo fora do Brasil.

Outros requisitos são: experiência prática comprovada em técnicas instrumentais, como microscopia eletrônica de varredura, espectrometria de raios X por dispersão de energia e espectroscopia de impedância eletroquímica; conhecimento sobre materiais não ferrosos (alumínio) e embalagens metálicas; conhecimento de técnicas metalográficas e microestrutura do alumínio; e conhecimento sobre processos de corrosão de materiais metálicos.

Para se inscrever, os interessados devem enviar súmula curricular, carta de interesse e proposta de pesquisa, em um único PDF, para a comissão avaliadora pelos e-mails eaip.ital@ital.sp.gov.br e silviatd@ital.sp.gov.br. Colocar no campo assunto: “Jovem Pesquisador – metalografia e composição de ligas de alumínio”.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/2873.

O candidato selecionado para vaga de Jovem Pesquisador da FAPESP receberá bolsa no valor de R$ 8.377,50 mensais, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador selecionado poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em www.fapesp.br/jp.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados