Biblioteca Virtual da FAPESP lança novo site | AGÊNCIA FAPESP

Biblioteca Virtual da FAPESP lança novo site Novidades facilitam acesso ao sistema de informação referencial de acesso aberto sobre pesquisas em andamento ou concluídas com apoio da Fundação em todas as áreas do conhecimento

Biblioteca Virtual da FAPESP lança novo site

19 de maio de 2017

Elton Alisson  |  Agência FAPESP – A Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP lançou um novo site com design moderno, conteúdo mais bem organizado e melhor navegação.

O objetivo das mudanças foi o de facilitar o acesso dos usuários ao sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas, em todas as áreas do conhecimento, realizadas com apoio da Fundação.

“Pretendemos com o novo site facilitar as buscas na base de dados, além de dar maior visibilidade aos novos projetos apoiados pela FAPESP e estimular a comunidade científica a utilizar a Biblioteca Virtual”, disse Rosaly Favero Krzyzanowski, coordenadora da BV-FAPESP, à Agência FAPESP.

As principais novidades estão na página principal. Os Auxílios à Pesquisa, Bolsas no Brasil e no exterior, programas e acordos de cooperação mantidos pela FAPESP ganharam maior destaque no topo da BV-FAPESP.

Também estão mais visíveis os campos de busca – em que o usuário pode consultar por palavra-chave – e de pesquisa avançada – em que é possível fornecer os parâmetros para a busca, como a área do conhecimento e ano de início do projeto.

Uma galeria de imagens, intitulada “Destaques recentes”, dá acesso por meio de links a informações referenciais sobre projetos recém-aprovados pela Fundação.

As colaborações internacionais também fazem parte dessa galeria. Ao clicar sobre ela, o usuário é apresentado a uma nova página, que reúne informações de pesquisas colaborativas internacionais financiadas pela FAPESP. Na página também é possível visualizar em um mapa a distribuição dos Auxílios e Bolsas FAPESP pelo mundo e as universidades e instituições de pesquisa sedes das cooperações no Estado de São Paulo.

Os novos projetos recém-aprovados pela instituição também foram agrupados em uma nova página, com o intuito de oferecer uma visão geral deles e promover o acesso as suas informações referenciais.

Outra novidade no site é a página “Destaques na mídia”, que apresenta uma relação de reportagens publicadas na Agência FAPESP e na revista Pesquisa FAPESP.

As páginas intermediárias, como as de mais de 112 mil pesquisadores, também estão mais organizadas e atrativas, contendo as informações referenciais sobre os projetos de pesquisa e Bolsas que obtiveram da FAPESP, e a literatura científica, acadêmica e tecnológica resultante de suas pesquisas apoiadas pela Fundação.

As páginas dos pesquisadores possuem mais de 100 mil links para o acesso às suas informações na Plataforma Lattes, mais de 11 mil links para o Researcher ID e de 10 mil links para o Google Scholar My Citations. Incluem, ainda, gráficos, entre outras informações.

“A ideia das mudanças no site da BV-FAPESP foi tornar tanto a página principal como as intermediárias mais dinâmicas”, disse Krzyzanowski.

Modelo de base referencial

Criada em 2004 e lançada em 2005, a BV-FAPESP registra mais de 4 milhões de acessos por ano e é considerada um modelo de base referencial de acesso aberto. Reúne e disponibiliza informação referencial, de caráter público, sobre bolsas e auxílios à pesquisa concedidos pela Fundação, sobre pesquisadores apoiados, acordos e convênios, entre outros.

Conta com mais de 220 mil registros de Auxílios à Pesquisa, Bolsas no País e Bolsas no Exterior concedidos pela FAPESP, mais de 73 mil registros de publicações científicas resultantes desse apoio e mais de 20 mil registros de publicações acadêmicas (teses e dissertações), desde 1992. Os cerca de 40 mil registros relativos ao período 1962-1991 já foram digitalizados e estão sendo padronizados para integrar o acervo da BV-FAPESP.

O acervo de informações inclui, ainda, o cadastro de 1.247 instituições com sede no Brasil e de 282 acordos e convênios firmados entre a FAPESP com entidades nacionais e internacionais.

Em 2016, foram incorporadas novas páginas ao sistema de informações da BV, como a de “Propriedade Intelectual”, que recebeu maior destaque no novo site e conta com mais de 1 mil registros referenciais de patentes e programas de computador com apoio da FAPESP para sua concepção e proteção.

Outras páginas criadas em 2016 foram a de “Temas de pesquisa”, com os registros referenciais dos auxílios à pesquisa e bolsas financiados pela FAPESP sobre temas de maior relevância em pesquisa no momento, tais como arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como Aedes aegypti, vetor da Zika, dengue e febre amarela).

O público-alvo da BV-FAPESP é composto pela comunidade científica do Brasil e do exterior, envolvida na produção, disseminação, uso e preservação do conhecimento científico, além de beneficiários dos programas, Auxílios e Bolsas concedidos pela FAPESP, o corpo diretivo da Fundação e a sociedade civil.

A BV-FAPESP contribui, assim, para ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, em nível nacional e internacional, por meio da divulgação das pesquisas financiadas pela Fundação, e para preservar e disseminar a memória institucional da FAPESP.

Mais informações: http://bv.fapesp.br.

Assuntos mais procurados