Unitary or multinational state? Making sense of the United Kingdom? | AGÊNCIA FAPESP

Unitary or multinational state? Making sense of the United Kingdom?

Início
09/12/2010
Fim
09/12/2010
Agência FAPESP – Como parte das atividades de cooperação entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, e a Universidade de Edimburgo, o especialista em devolução Alan Trench estará em São Paulo até 13 de dezembro.

O pesquisador associado à Universidade de Edimburgo e ao University College London escreve sobre devolução no Reino Unido, com ênfase em relações governamentais e aspectos financeiros da devolução. Devolução é a concessão estatutária de poderes do governo central de um Estado ao governo em nível nacional, regional ou local.

A visita de Trench ao Brasil faz parte do projeto de colaboração e pesquisa conjunta mantido pelo CEM com o Instituto de Governança da Universidade de Edimburgo. Além de suas atividades como pesquisador, Trench mantém o blog Devolution Matters (http://devolutionmatters.wordpress.com), voltado para assuntos relacionados à devolução de poder às regiões britânicas.

Trench foi assessor no desenvolvimento da constituição do País de Gales. Pesquisa ainda sistemas federativos e o seu funcionamento pelo mundo. Foi consultor em três comitês do Parlamento do Reino Unido sobre aspectos da devolução.

Nesta quinta-feira (9/12), às 17 horas, Trench ministrará a palestra Unitary or multinational state? Making sense of the United Kingdom?, na qual tratará das mudanças recentes na forma de governar o Reino Unido e sobre as discussões relativas às características dessas alterações à luz das teorias do cientista político Arendt Lijphart.

A exposição de Trench ocorrerá na Faculdade de Filosofía, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 8 do prédio das Ciências Sociais. A palestra é aberta ao público e será proferida em inglês, sem tradução simultânea.

Mais informações: www.centrodametropole.org.br e (11) 5574-0399 - ramal 232.