1 Notice: Undefined index: acesso_email in /srv/www/htdocs/agencia.fapesp.br/agencia-novo/Control/PublicControl.php on line 1403 Pint of Science | AGÊNCIA FAPESP

Pint of Science | AGÊNCIA FAPESP

Pint of Science

Início
15/05/2017
Fim
17/05/2017

Agência FAPESP – As 22 cidades brasileiras que vão realizar o Pint of Science já definiram os temas de seus bate-papos científicos, que acontecerão durante as noites de 15, 16 e 17 de maio. A participação no Brasil é gratuita e os interessados só pagarão o que consumirem nos bares e restaurantes que sediarão o evento. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. Confira a programação completa no site www.pintofscience.com.br.

Entre as cidades que participarão da iniciativa, 10 são municípios paulistas: Araraquara, Botucatu, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Paulo, São Carlos e Sorocaba. Além disso, o festival será realizado em cidades localizadas no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste do país: Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI).

O Pint of Science nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou ao país em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, colocando o Brasil no mapa do evento. Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

Em São Paulo, "Empreendedorismo na Ciência", "Origem das Espécies" e "Efeito Placebo" são alguns dos 53 temas do Pint of Science. Serão realizados 53 bate-papos gratuitos em nove bares e pizzarias do município nas noites dos dias 15, 16 e 17 de maio.

Na capital paulista, o Pint of Science conta com a colaboração do Redoxoma, CCEx-ICB, Scicast-Mundo Podcast, Dragões de Garagem, Café na Bancada, IF-USP, EEFE-USP, ICTP-SAIFR e A.C. Camargo Cancer Center. A programação está em www.facebook.com/events/1809221302732781/

Em Campinas, serão realizados 24 bate-papos gratuitos em quatro diferentes bares da cidade na edição local do festival internacional de divulgação científica. Serão discutidos temas como grandes epidemias, mudanças climáticas, fim da privacidade e inteligência artificial.

“Biodiversidade”, com Carlos Joly, “Epidemias de Doenças Tropicais”, com Fábio Trindade Maranhão Costa, “Mudança Climática Global”, com Carlos Henrique de Brito Cruz, “Computação e Informação Quântica: Realidade, Fantasia ou Marketing?”, com Amir Ordacgi Caldeira, e “O Cérebro Amanhã”, com Li Li Min, serão alguns dos temas dos bate-papos.

As sessões ocorrerão a partir das 19h30 no Echos Studio Bar (Barão Geraldo), Yoou Geek (Cambuí), Lado B (Barão Geraldo) e Alzirão Empório Bar (av. Barão de Itapura). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos estabelecimentos em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Mais informações: www.pintofscience.com.br.