Pesquisador dos NIH abordará avanços da genética na gagueira | AGÊNCIA FAPESP

Pesquisador dos NIH abordará avanços da genética na gagueira

Início
30/11/2009
Fim
08/12/2009

Agência FAPESP – O professor Dennis T. Drayna, do Laboratório de Genética Molecular do Instituto Nacional de Surdez e outras Desordens da Comunicação, um dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, ministrará curso no Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

O objetivo da atividade é apresentar metodologias atuais de estudos genéticos nas doenças da comunicação humana, com ênfase na gagueira, distúrbio em que há interrupções e alterações na velocidade do fluxo da fala e que, segundo estimativas, acomete cerca de 1% da população adulta mundial, sendo mais prevalente entre indivíduos do sexo masculino. Em crianças com idades entre 4 e 5 anos, o índice desse distúrbio pode chegar a 15%.

Entre os temas principais abordados por Drayna estarão conceitos básicos de genética humana; demonstrações de bioinformática; novas tecnologias em genética e genômica; genética nas desordens da comunicação; além de grupo de discussão sobre mecanismos emergentes em genética humana. O curso será ministrado em inglês.

No dia 7, Drayna realizará a conferência “Métodos de estudo na genética da gagueira” no Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP). No dia 8, será a vez da conferência “Genética da gagueira”, no Anfiteatro da Otorrinolaringologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

A vinda de Drayna ao Brasil tem apoio da FAPESP, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e do CNPq.

O curso se deve a trabalhos do grupo de estudos sobre distúrbios da comunicação (principalmente gagueira) e genética, coordenado pelo professor Danilo Moretti-Ferreira, do Departamento de Genética do IB, e que conta com pesquisadores de diversas instituições.

As inscrições são gratuitas. Mais informações: sag@fmb.unesp.br.