Pesquisa e Inovação Responsável: onde estamos e para onde vamos? | AGÊNCIA FAPESP

Pesquisa e Inovação Responsável: onde estamos e para onde vamos?

Início
08/06/2018
Fim
08/06/2018

Agência FAPESP – O Seminário Avançado Pesquisa e Inovação Responsável, com o tema “Onde estamos e para onde vamos?”, será realizado no dia 8 de junho de 2018 na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo.

É possível fazer uma ciência mais responsável? Como as instituições brasileiras têm internalizado os princípios da Pesquisa e Inovação Responsável (PIR)? Quais são os principais desafios para colocar em prática os cinco elementos-chave da PIR: igualdade de gênero, acesso aberto a uma ciência aberta, educação em ciência, ética e engajamento?

Para pensar sobre essas questões dentro do contexto brasileiro, Marko Monteiro, professor no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, apresentará resultados preliminares do Projeto RRI Practice – Pesquisa e Inovação Responsável na Prática.

Financiado pela União Europeia, o projeto envolve um estudo sobre PIR em diferentes países, incluindo o Brasil. No seminário, Monteiro discutirá suas reflexões a partir de um workshop realizado em 2017 sobre PIR, que contou com a participação de diferentes instituições brasileiras de pesquisa.

A realização do seminário é do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Ciências Sociais e Sustentabilidade, com apoio do Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade e da Comissão de Pós-graduação da FSP. A mediadora será Gabriela Marques Di Giulio, professora no Departamento de Saúde Ambiental da FSP;

O evento ocorrerá no Auditório Paula Souza da FSP, das 14h às 16h30. Não há necessidade de realização de inscrição previamente. Não haverá estacionamento no local.

Mais informações: http://novahygeia.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/6316