1 Notice: Undefined index: acesso_email in /srv/www/htdocs/agencia.fapesp.br/agencia-novo/Control/PublicControl.php on line 1399 Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade | AGÊNCIA FAPESP

Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade | AGÊNCIA FAPESP

Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade

06 de dezembro de 2016

Início
07/12/2016
Fim
07/12/2016

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID) promove a palestra “Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade”, com Elisa Reis, professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento – aberto a todos, sem necessidade de inscrição – será realizado na Cidade Universitária do Butantã, no dia 7 de dezembro de 2016.

Como as elites percebem as causas, consequências e possíveis iniciativas para reduzir pobreza e desigualdade? Em que circunstâncias elas podem estar dispostas a apoiar políticas sociais para fazer frente a esses problemas? Essas questões motivaram o projeto comparativo de Reis em cinco países e às quais voltou recentemente, desta vez para investigar dois dos casos anteriores, Brasil e África do Sul.

Comparando 20 anos depois as elites desses dois países, Reis ressalta as mudanças e continuidades observadas em suas respectivas percepções. Utiliza esse exercício de comparação entre as duas elites nacionais para defender a importância de integrar uma perspectiva histórica às análises centradas em elementos culturais.

O evento começará às 17h30 na sala 8 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais da FFLCH-USP, av. Prof. Luciano Gualberto, 315, em São Paulo.

Mais informações: www.fflch.usp.br/centrodametropole/1282