Observando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente | AGÊNCIA FAPESP

Observando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente

Início
25/01/2019
Fim
25/01/2019

Agência FAPESP – O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, receberá os pesquisadores Eduardo Polidori e Michelli Cristine Scapol Monteiro para a palestra “Observando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente”, no dia 25 de janeiro de 2019, em São Paulo.

Os pesquisadores apresentarão uma perspectiva comparada sobre duas pinturas, a “Fundação de São Paulo” (1907), de Oscar Pereira da Silva, e a “Fundação de São Vicente” (1900), de Benedito Calixto. Elas pertencem à coleção do Museu Paulista e têm a mesma temática, a fundação de cidades no período colonial. Ambas tiveram trajetórias distintas até serem oficialmente exibidas nas salas do museu.

A partir das conclusões de suas pesquisas de mestrado, os palestrantes apresentam as aproximações e diferenças relativas aos processos de encomenda dessas obras, como a integração ao acervo do museu e as participações na narrativa das histórias de São Paulo e do Brasil.

A atividade é gratuita e acontecerá às 14 horas, no Auditório do Museu do Ipiranga (av. Nazaré, 268, Ipiranga, São Paulo). As inscrições poderão ser feitas via formulário on-line.

Mais informações: www.facebook.com/events/1976876745765195/.