Lançando Luz sobre a Mecânica Quântica | AGÊNCIA FAPESP

Lançando Luz sobre a Mecânica Quântica

14/05/2016
Fim
14/05/2016

Agência FAPESP – “Teletransporte, Computação Quântica, Criptografia: Lançando Luz sobre a Mecânica Quântica” será o tema do Física para Todos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 14 de maio (sábado).

O palestrante será o professor Marcelo Martinelli, do IFUSP, pesquisador responsável pelo Projeto Temático “Explorando informação quântica com átomos, cristais e chips”, apoiado pela FAPESP.

“Vemos com frequência diversas pessoas invocarem os ‘mistérios da mecânica quântica’ para descrever os mais variados fenômenos e defender as mais diversas idéias. Vamos discutir na palestra o que há de mistério na mecânica quântica e como podemos usar tais ferramentas para lidar com informação, de uma forma muito mais eficiente do que os computadores atuais permitem – pelo menos em alguns casos”, disse Martinelli.

O pesquisador mostrará como a criptografia segura e o teletransporte são consequências diretas da mecânica quântica e como experimentos com luz permitem investigar essas propriedades da natureza.

A palestra ocorrerá das 10h às 11h30 na Biblioteca Mário Schenberg, rua Catão, 611, Lapa.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/física-para-todos-apresentação