Escola São Paulo de Ciência Avançada em Vacinas | AGÊNCIA FAPESP

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Vacinas

Início
22/11/2018
Fim
02/12/2018

Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, com apoio da FAPESP, realizará a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Vacinas entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro de 2018, em Santos.

A Escola proporcionará aos participantes uma visão crítica das pesquisas de vacinas, começando com temas básicos, como "impacto global da vacinação", e aprofundando em temas mais complexos, como "vacinologia de sistemas".

O programa científico abordará os seguintes temas: importância e impacto das vacinas na saúde pública, imunidade inata e adaptativa, adjuvantes, vacinas convencionais e novas estratégias de vacinação, sistemas de fornecimento de antígenos, testes clínicos/clínicos e vacinologia de sistemas. O programa de palestras ministradas por pesquisadores internacionalmente renomados inclui temas de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas contra patógenos de grande importância, como os que causam malária, Aids, dengue, Zika e chikungunya.

Professores e pesquisadores nacionais e internacionais participarão do evento, como Rino Rappuoli (GlaxoSmithKline Vaccines, Reino Unido), John Mascola (National Institute of Allergy and Infectious Diseases, EUA), Michel Nussenzweig (Rockefeller University, EUA), Takafumi Tsuboi (Ehime University, Japão), Arturo Reyes-Sandoval (University of Oxford, Inglaterra), Esper Georges Kallás (Faculdade de Medicina da USP-FMUSP), Jorge Kalil (FMUSP), Edecio Cunha Neto (Hospital das Clínicas da FMUSP), Daniela Santoro Rosa (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo) e Luis Carlos de Souza Ferreira (Instituto de Ciências Biomédicas da USP).

Os organizadores propõem a seleção de 80 estudantes, sendo que 40 das vagas devem ser preenchidas por candidatos de fora do Brasil. Os alunos selecionados terão a oportunidade de apresentar os resultados de sua pesquisa em sessões de pôsteres e palestras por 10 minutos.

Os estudantes poderão submeter trabalhos até dia 10 de junho, conforme detalhado pelo site da Escola. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado em agosto. Haverá benefícios para hospedar os alunos selecionados provenientes do exterior e de outras cidades do Brasil fora da cidade que hospeda o evento.

O evento acontecerá no Mendes Plaza Hotel, localizado na av. Mal. Floriano Peixoto, 42, Gonzaga, Santos, SP.

Mais informações: http://vaccinology.school/.