Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fluidos Quânticos e Aplicações | AGÊNCIA FAPESP

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fluidos Quânticos e Aplicações

Início
20/04/2020
Fim
30/04/2020

Agência FAPESP – O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) está organizando a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fluidos Quânticos e Aplicações, entre os dias 20 e 30 de abril de 2020, em São Carlos (SP).

O evento conta com apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). O evento se destina a estudantes de graduação e pesquisadores em início de carreira.

A ESPCA abordará os seguintes tópicos sobre fluidos quânticos: “Condensação de Bose-Einstein”, “Gases de Fermi degenerados”, “Fluidos quânticos fora do equilíbrio e turbulência”, “Armadilhas adiabáticas para átomos frios”, “Magnetismo quântico”, “Fenômenos quânticos macroscópicos”, “Simulação quântica”, “Universalidade” e “Supersólidos”.

O evento contará com a presença de palestrantes do exterior, o que proporcionará uma oportunidade para o intercâmbio de ideias científicas e avanços tecnológicos no campo. Os participantes poderão apresentar seus resultados de pesquisa em sessões de pôsteres.

A Escola seleciona cerca de 100 participantes, sendo 50 brasileiros e 50 estrangeiros. Será dada prioridade aos candidatos atualmente matriculados em programas de pós-graduação, recém-formados e pós-graduandos. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de janeiro de 2020, pelo site do evento. O anúncio com a aprovação da matrícula será feito no dia 20 de fevereiro.

Os interessados poderão solicitar o financiamento da viagem. Há um número limitado de subsídios de viagem para transporte. A acomodação e as refeições serão financiadas para todos os pedidos de subsídios aceitos.

O endereço do IFSC-USP é av. Trabalhador São-carlense, 400, Parque Arnold Schimidt, São Carlos, SP.

Mais informações: www.quantumfluids2020.com/.