1 Notice: Undefined index: acesso_email in /srv/www/htdocs/agencia.fapesp.br/agencia-novo/Control/PublicControl.php on line 1403 DUNE: The Deep Underground Neutrino Experiment | AGÊNCIA FAPESP

DUNE: The Deep Underground Neutrino Experiment | AGÊNCIA FAPESP

DUNE: The Deep Underground Neutrino Experiment

Início
31/05/2017
Fim
31/05/2017

Agência FAPESP – "DUNE: The Deep Underground Neutrino Experiment" será o tema do colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 31 de maio de 2017, às 16h.

O palestrante será o professor Mark Thomson, da University of Cambridge. Com mais de 700 publicações cobrindo as principais áreas da física de partículas de alta energia, Thompson é autor do livro Modern Particle Physics.

Na palestra, o pesquisador falará sobre neutrinos, partículas que, apesar de serem uma das mais numerosas no Universo, são muito difíceis de detectar. “Entretanto, como resultado de uma série de experimentos grandes e inovadores nos últimos 20 anos, temos aprendido muito sobre neutrinos. Por exemplo, sabemos agora que os neutrinos têm massa, fornecendo evidências claras para a física além do nosso conhecimento atual”, disse.

Thompson falará sobre o Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), que está sendo desenvolvido para abordar questões importantes da física do neutrino e da astrofísica de partículas.

“No colóquio, discutirei por que o misterioso neutrino pode ser a chave para compreender a Física além do atual modelo padrão e descreverei como pretendemos estudar neutrinos com precisão inédita no experimento DUNE”, disse.

Também no dia 31 de maio, às 18h, o IFUSP realizará colóquio com o tema “Matéria Escura, Nova Física vinda do Céu”, com Fabio Iocco, do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR).

Os eventos ocorrerão no Auditório Abrahão de Moraes, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela IPTV-USP (www.iptv.usp.br).

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

FAPESP 

Para abordar o estado atual e o desenvolvimento futuro, a curto e a longo prazo, do DUNE, a FAPESP realizará o Deep Underground Neutrino Experiment Workshop (DUNE) no dia 1º de junho de 2017, a partir das 8h30.

No evento, no qual Thomsom será um dos palestrantes, será dada ênfase aos experimentos DUNE, ProtoDUNE, Short Baseline Near Detector (SBND) e Liquid Argon in a Test Beam (LArIAT).

O workshop também será uma oportunidade para discutir a participação nos experimentos de grupos de pesquisa do Estado de São Paulo e do Brasil que mantêm parcerias com grupos do Fermilab. O evento será em inglês.

Mais informações: www.fapesp.br/eventos/dune.