1 Notice: Undefined index: acesso_email in /srv/www/htdocs/agencia.fapesp.br/agencia-novo/Control/PublicControl.php on line 1403 Compósitos Piezoelétricos, Ferroicos e Multiferroicos | AGÊNCIA FAPESP

Compósitos Piezoelétricos, Ferroicos e Multiferroicos | AGÊNCIA FAPESP

Compósitos Piezoelétricos, Ferroicos e Multiferroicos

16 de março de 2017

Início
24/03/2017
Fim
24/03/2017

Agência FAPESP – O workshop “Compósitos Piezoelétricos, Ferroicos e Multiferroicos: aplicações em eletrônicos e energy harvesting” será realizado no dia 24 de março de 2017 no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara (SP).

O evento é organizado pela professora Maria Aparecida Zaghete, com apoio da Pós-Graduação em Química e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

Energy harvesting (“captação de energia”) é uma nova tecnologia para o desenvolvimento de dispositivos para conversão de energia ambiente em eletricidade.

“O desenvolvimento de nanomateriais para tecnologias de captação de energia termoelétricas, piezoelétricas, triboelétricas, piroelétricas, eletromagnéticas, incluindo a integração multimodal tornou-se um paradigma de design importante no desenvolvimento de nanogeneradores”, destacam os organizadores do evento.

No workshop serão discutidos exemplos de compósitos complexos baseados em piezoelétricos, ferroicos ou multiferroicos em matriz polimérica ou cimentícia. Também serão discutidas técnicas de avaliação dessas propriedades em nanoestruturas.

“Flexible electronics based on ferroics and multiferroics composites. Application and future trend”, por Biljana Stojanovic (Faculty for Technology and Metallurgy Engineering, Sérvia), “Caracterização de filmes ferroelétricos usando PFM”, por Fenelon Martin Pontes (Faculdade de Ciências Bauru – Unesp), e “Nanocompósitos de ZnO:grafeno aplicados a energy harvesting”, por Talita Mazon (Centro da Tecnologia da Informação/MCTI), são algumas das apresentações programadas.

Mais informações: (16) 3301-9712 / 3301-9865