A Virada Ontológica na Antropologia | AGÊNCIA FAPESP

A Virada Ontológica na Antropologia

Início
26/02/2019
Fim
26/02/2019

Agência FAPESP – O primeiro encontro do ciclo A Virada Ontológica na Antropologia: Diálogos Possíveis entre a Antropologia e a Biologia será no dia 26 de fevereiro de 2019 no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

As tendências do movimento conhecido como “giro” ou “virada” da Antropologia serão o tema de uma série de oito encontros com coordenação e exposição do biólogo Walter Neves, professor no Instituto de Biociências (IB) da USP, e da cientista social Eliane Sebeika Rapchan, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.

O ciclo destina-se a público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento.

O primeiro encontro terá como tema “Humanos e Outros Animais sob Perspectivas Antropológicas” e apresentará uma bibliografia antropológica que problematiza concepções tais como as de animal, humano, humanidade, animalidade e corpo com o objetivo de analisá-las como produtos de dinâmicas históricas dos processos de produção de áreas distintas do conhecimento, em especial as biociências e as ciências humanas.

Para participar é preciso realizar inscrição prévia para todo o ciclo preenchendo formulário on-line. Quem comparecer a, no mínimo, seis encontros, receberá certificado. Não haverá transmissão pela web.

O ciclo terá uma atividade de duas horas a cada duas semanas, sempre às terças-feiras, das 14 às 16 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, situado na rua Praça do Relógio, 109, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://bit.ly/2Rrnxsq.