3º Sustainable Gas Research and Innovation | AGÊNCIA FAPESP

3º Sustainable Gas Research and Innovation

Início
25/09/2018
Fim
26/09/2018

Agência FAPESP – “Transforming gas to transform the future” é o slogan da terceira edição da Sustainable Gas Research and Innovation (SGRI), conferência que ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2018, em São Paulo.

O encontro anual é organizado e promovido pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), que é financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica da USP.

O evento terá entre os palestrantes representantes da Petrobras, Shell, Center for Energy and Environmental Resources da University of Texas, U.S. Energy Information Administration, dos Estados Unidos, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A conferência tem apoio também da Sustainable Gas Innovation (SGI), instituto formado por uma parceria entre a academia e o setor industrial do Brasil e do Reino Unido com sede no Imperial College, em Londres.

As palestras serão sobre tecnologias e iniciativas exitosas de diminuição de emissão de carbono em projetos que envolvem empresas e governos; emissões de metano; medidas regulatórias e investimentos esperados no setor de gás no Brasil e os esforços da Petrobras para minimizar emissões em seus processos produtivos. As apresentações acontecerão nas sessões plenárias, no início da manhã e da tarde, nos dois dias do evento.

Haverá também sessões paralelas e sessões de pôsteres nas quais pesquisadores das duas instituições apresentarão os resultados de suas pesquisas. Cerca de 30 pesquisadores enviaram trabalhos previamente para seleção, abrangendo oito grandes temas: “Lei, regulação e políticas”, “Utilização e descarbonização de CO2”, “Captura de CO2”, “Infraestrutura e aprendizado geral em CO2”, “Armazenamento e monitoramento”, “Emissão de metano”, “Novos usos para o gás” e “Infraestrutura de gás”.

As apresentações orais ocorrerão em três sessões paralelas, de manhã e de tarde. As duas sessões de pôsteres serão realizadas com apresentações em aparelhos de TV.

Na abertura do evento, estarão presentes representantes da USP, da FAPESP e do governo do Estado de São Paulo, além de executivos da Shell, do diretor científico do RCGI, Júlio Meneghini, e do vice-diretor do SGI, Adam Hawkes.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. A conferência acontecerá no Centro de Difusão Internacional da USP, localizado na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://bit.ly/2wIElCL.