3ª Escola de Redes Complexas, Fundamentos e Aplicações | AGÊNCIA FAPESP

3ª Escola de Redes Complexas, Fundamentos e Aplicações

Início
06/10/2014
Fim
08/10/2014

Agência FAPESP – A terceira Escola de Redes Complexas, Fundamentos e Aplicações será realizada de 6 a 8 de outubro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Trata-se de um evento multidisciplinar que objetiva levar aos alunos de pós-graduação, graduação, pós-doutorandos e pesquisadores interessados uma visão sistêmica da área de redes complexas, que contemple fundamentos e aplicações.

De acordo com os organizadores, ao longo da última década, o enfoque de rede entre agentes dinâmicos com topologias complexas tem se tornado uma metodologia poderosa e eficaz a ser usada para entender sistemas elaborados, envolvendo um número muito elevado de agentes que interagem entre si. Esse enfoque vem sendo utilizado em várias áreas, desde Neurociência e Engenharia até Sociologia e Economia.

O evento será estruturado em torno de minicursos e palestras temáticas, que serão ministrados por pesquisadores de referência internacional em suas áreas de atuação.

“Complex Networks: A versatile tool to analyze the spatial co-variability of extreme events in climate time series”, por Jürgen Kurths (Potsdam Institute for Climate Impact Research), “More is Less: Improving connections leads to network failure”, por Serhiy Yanchuk (Humboldt University), “Controlling Collective Behavior”, por Elbert E. N. Macau (Inpe), e “Regional differences of aridity/drought conditions change over Northeast Brazil: Present and future projections”, por José A. Marengo (Inpe), são algumas das palestras programadas.

O prazo para a inscrição como participante e para quem quiser apresentar trabalho (pôster) termina no dia 10 de setembro.

O evento integra o Projeto Temático "Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas", apoiado pela FAPESP.

Mais informações: http://www.inpe.br/redes_complexas_e_dinamica/iiicomplexnet/.