A lógica por trás da estatística | AGÊNCIA FAPESP

Novo livro de Gilson Volpato e Rodrigo Barreto promete ensinar "sem dor" conceitos fundamentais para a realização de pesquisas quantitativas

A lógica por trás da estatística

27 de janeiro de 2012

Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Oferecer, de forma simples e clara, conhecimentos básicos sobre estatística, sem os quais não é possível desenvolver ou interpretar pesquisas quantitativas. Essa é a proposta do livro Estatística sem dor!, lançado recentemente pela editora Best Writing.

A obra é de autoria de Gilson Volpato e Rodrigo Barreto, ambos biólogos e professores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.

“Cerca de 90% da estatística usada em artigos científicos é muito simples e foi isso que nós colocamos no livro. Não há contas”, disse Volpato à Agência FAPESP.

Os autores abordam temas como o uso de softwares em estatística e explicam conceitos básicos como variáveis, réplicas, delineamentos, população e amostra. Descrevem diferentes situações de pesquisa, apontam qual teste é mais adequado em cada caso e como interpretar seus resultados.

“Quando o pesquisador faz um trabalho e não sabe analisar os dados, acaba tendo de recorrer a um estatístico, que muitas vezes entra como coautor da pesquisa”, afirmou Volpato.

Mesmo nesses casos, completou, é preciso entender o mínimo sobre o tema para poder levar ao estatístico um problema bem montado. “A obra pode ajudar até no planejamento do experimento, pois oferece uma noção lógica sobre a estrutura da pesquisa científica”, disse.

Mesmo quem trabalha apenas com pesquisas qualitativas pode se beneficiar com o conteúdo, segundo Volpato. “Ele vai precisar ler artigos de outros pesquisadores, muitos com abordagem quantitativa. É preciso entender a estatística usada nos trabalhos para julgar se as conclusões são válidas”, disse.

O autor ressalta ainda que o livro é voltado para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e traz conteúdos que muitas vezes não são encontrados nos livros mais tradicionais de estatística. “Ensina o básico do básico, que todo mundo deveria saber sobre estatística, mas muita gente não sabe”, afirmou.

Especialista em redação e publicação científica, Volpato também é autor dos livros Método lógico para a redação científica, Bases teóricas da redação científica, Por que seu artigo foi negado, Pérolas da redação científica, Dicas para redação científica e Lógica da redação científica.

O professor também divulga seu trabalho no site www.gilsonvolpato.com.br, que oferece artigos, dicas e reflexões sobre redação científica, educação e ética na ciência.

O site também dá acesso a aulas on-line do curso “Bases Teóricas para Redação Científica”, apresentado por Volpato na Unesp.

  • Estatística sem dor!
    Autores: Gilson Volpato e Rodrigo Barreto
    Lançamento: dezembro de 2011
    Preço: R$ 30
    Páginas: 64

Mais informações: www.bestwriting.com.br

Assuntos mais procurados