Agenda

Olhando o Céu da Pré-História: Registros Arqueoastronômicos no Brasil

01/09/2008

Agência FAPESP – O Museu Paraense Emílio Goeldi inaugurou em Belém a mostra "Olhando o Céu da Pré-História: Registros Arqueoastronômicos no Brasil".

Segundo o museu, o objetivo da exposição, que estará em cartaz até o fim de janeiro de 2009, é apresentar a interpretação dos astrônomos para diversos vestígios arqueológicos, encontrados em diferentes regiões do país, que revelam parte do conhecimento astronômico das sociedades humanas que habitaram o Brasil há milhares de anos.

No país, a arqueoastronomia se vale principalmente da arte rupestre (pinturas e gravuras pré-históricas deixadas em rochas) para estudar os povos antigos e avaliar como o movimento dos corpos celestes influenciou suas vidas.

São vários os sítios arqueológicos de arte rupestre que apresentam motivos possivelmente astronômicos, como Monte Alegre (Pará), Xambioá (Tocantins), Pedra do Ingá (Paraíba), Central e Xique-Xique (Bahia) e Vale do Cochá e Varzelândia (Minas Gerais).

Um dos destaques da exposição é uma sala escura que, além de transmitir noções de arqueologia, busca aguçar os sentidos dos visitantes ao recriar o ambiente de uma caverna com vestígios arqueológicos, para mostrar como é realizado o trabalho de campo do arqueólogo.

Mais informações: www.museu-goeldi.br

 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis