6ª Mostra de Foguetes abre inscrições | AGÊNCIA FAPESP

Objetivo da gincana científica, voltada para estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas, é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar foguetes feitos de garrafa pet e canudo (OBA)

6ª Mostra de Foguetes abre inscrições

01 de março de 2012

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para a 6ª Mostra de Foguetes (Mofog).

Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.

O objetivo do evento é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.

Para participar, as instituições de ensino devem, primeiramente, se cadastrar no site da OBA.

A gincana científica é realizada dentro da própria escola cadastrada e não há obrigatoriedade em relação ao número mínimo ou máximo de alunos participantes. Os foguetes deverão ser elaborados ou lançados individualmente ou em equipe.

Após o dia 11 de maio, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos os participantes da escola, incluindo professores e diretores, recebem certificado da OBA e os estudantes que alcançarem os melhores resultados ganharão medalhas.

Os estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental terão de elaborar um foguete feito de um simples canudinho de refrigerante. Já os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental deverão fazer um foguete constituído de um simples tubo de papel. Em ambos os casos, deverá ser usado o princípio de impulsão para mover os foguetes.

Os candidatos do ensino médio farão uma atividade mais complexa: um foguete de garrafa pet.

De acordo com a OBA, durante o trabalho os participantes aprendem, na prática, a famosa Lei da Física da Ação e Reação, de Isaac Newton.

Para isso, será usado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes terão que construir a base de lançamento.

No site da OBA, no tópico Downloads, é possível encontrar todos os detalhes para a construção dos projetos, além de vídeos explicativos.

Mais informações e inscrições: www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=29&pag=conteudo&m=s 
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados