Instituto do Milênio de Fluidos Complexos lança site para profissionais da indústria e de institutos de pesquisa (foto: IMFCx)

Notícias

Comunicação fluida

09/05/2006
Agência FAPESP - Com o objetivo de ampliar a comunicação com os setores industriais, acadêmicos e educacional, os responsáveis pelo Instituto do Milênio de Fluidos Complexos: cristais líquidos, fluidos magnéticos e de interesse biológico (IMFCx) acabam de inaugurar um site. O grupo está formado desde outubro de 2005, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O visitante, ao navegar pelo endereço na internet, tem informações relevantes sobre o tema em destaque. Sobre os fluidos não-convencionais, um dos ramos da física da matéria condensada, o usuário poderá ler notícias, participar de fóruns de discussão ou ainda tirar dúvidas com os 35 pesquisadores que fazem parte do grupo.

O IMFCx reúne pesquisadores de instituições de pesquisa federais e estaduais. Participam do grupo cientistas da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista, da Universidade do Vale do Paraíba, da Universidade Estadual de Maringá, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade de Brasília, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Uma das mais recentes produções dos participantes IMFCx está voltada para a área de saúde. Pesquisadores do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e da Escola Paulista de Medicina desenvolveram um novo método de quantificação da LDL oxidada (o chamado "colesterol ruim") presente no sangue humano.

O endereço do site é http://fluidos.usp.br