FAPESP e Heriot-Watt University assinam acordo de cooperação | AGÊNCIA FAPESP

Brito Cruz, Chapman, Lafer e Miller (esq.p/dir.) após a assinatura do acordo de cooperação entre FAPESP e HWU (foto: Fernando Cunha/FAPESP)

FAPESP e Heriot-Watt University assinam acordo de cooperação

10 de abril de 2014

Agência FAPESP – A FAPESP e a Heriot-Watt University, do Reino Unido, assinaram um acordo de cooperação em pesquisa. A reunião de assinatura reuniu representantes das duas instituições na sede da FAPESP, em São Paulo, no dia 8 de abril de 2014.

O acordo define os termos por meio do qual FAPESP e Heriot-Watt University (HWU) pretendem implementar cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo mediante o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa.

A cooperação poderá se dar por meio da implementação de projetos em temas de interesse comum, pela organização de seminários, workshops e outras reuniões científicas e por meio de atividades de intercâmbio que ajudem a preparar a base para a elaboração de projetos de pesquisa cooperativos entre equipes do Estado de São Paulo e da HWU.

A HWU contribuirá com até £50.000 por ano, durante cinco anos, e a FAPESP contribuirá com o equivalente em reais a até £50.000 por ano, durante cinco anos, para o financiamento de atividades de colaboração selecionadas no âmbito do acordo.

“O acordo é parte de um amplo pacote de cooperação que a FAPESP tem com o Reino Unido. No atual processo de internacionalização e cooperação da FAPESP, a Heriot-Watt University é uma instituição importante, tem uma especialidade em engenharia de petróleo e gás, que é um assunto que nos interessa muito, embora não seja o único”, disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.

“Estamos muito satisfeitos em assinar um acordo com a FAPESP e, com essa possibilidade de colaboração. Esperamos gerar mais interesse da Heriot-Watt no Brasil. Além de petróleo e gás, estamos interessados em pesquisa sobre ambiente, energias renováveis, ciências da vida e outras áreas. O intercâmbio de pesquisadores é o mais importante. Se conseguirmos que as pessoas trabalhem juntas, teremos atingido nossa meta”, disse Steve Chapman, reitor da HWU.

Participaram da reunião Allan Miller, vice-reitor da HWU, Patricia Vargas, diretora do Laboratório de Robótica da HWU, e, pela FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, Fernando Menezes, assessor técnico da Presidência, Carlos Eduardo Lins da Silva, consultor em Comunicação, e Virginia Subiñas, assessora técnica da Diretoria Científica.

O acordo de cooperação pode ser lido em: www.fapesp.br/8543 
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados