Membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa são recebidos por membros do Conselho Superior da FAPESP a fim de conhecer melhor atividades da Fundação (foto:Eduardo Cesar/FAPESP)

Especiais

Deputados estaduais participam de encontro na FAPESP

09/08/2012

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) participaram, nesta quarta-feira (08/08), de uma reunião com os membros do Conselho Superior da FAPESP, na sede da Fundação.

A reunião foi coordenada pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo presidente da comissão, o deputado estadual Vitor Sapienza (PPS). Participaram também os membros do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP: José Arana Varela, diretor presidente; Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo; e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico.

De acordo com Sapienza, os membros da comissão participaram do encontro com o objetivo de aprofundar seu conhecimento sobre as atividades e o funcionamento da FAPESP, dando continuidade ao relacionamento entre a Fundação e o poder legislativo estadual.

“Queremos conhecer melhor a FAPESP e saber detalhes sobre sua forma de atuação, em virtude de seu papel fundamental para a pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo. Entendemos que suas atividades são de imensa importância para o desenvolvimento, porque, sem pesquisa, o Brasil não sairá do lugar e não deixará de ser o país do futuro. Sem pesquisa, é impossível avançar como sociedade”, disse Sapienza à Agência FAPESP.

Durante o encontro, Brito Cruz fez uma apresentação sobre pesquisa no Estado de São Paulo e o papel da FAPESP. Segundo Sapienza, a exposição revelou um trabalho de excelência que merece grande divulgação.

“A Alesp tem procurado acompanhar a aplicação dos recursos de forma mais produtiva por parte das universidades e dos institutos de pesquisa. É preciso saber o que foi feito, para que foi feito e como foi feito. A apresentação do professor Brito Cruz nos deu uma ideia clara do papel da FAPESP nesse contexto de investimento em pesquisa”, disse.

Segundo Lafer, além de prestar contas ao legislativo estadual sobre a atuação da FAPESP, o encontro também teve um caráter comemorativo, considerando que a Fundação celebra seus 50 anos.

“Recebemos a comissão com um duplo objetivo. Por um lado, no contexto da comemoração de 50 anos da FAPESP, celebramos a indiscutível colaboração que o poder legislativo deu à criação da Fundação, atuando diretamente em sua concepção e no desenho de sua autonomia. Por outro lado, aproveitamos a oportunidade para uma conversa sobre os objetivos e ações da FAPESP com a comissão especializada da Alesp à qual nos reportamos”, disse Lafer.

Segundo Lafer, o encontro foi uma oportunidade para dar continuidade ao diálogo que vem sendo estabelecido entre a FAPESP e a Alesp. Em agosto de 2011, Lafer e Brito Cruz foram recebidos pela comissão da Alesp, em reunião extraordinária presidida por Sapienza.

“A FAPESP tem ido à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alesp. Depois da reunião em 2011, os professores Brito Cruz e Varela já estiveram lá. Nessa reunião, demos continuidade a esse importante diálogo com o Legislativo”, afirmou.

Além de Sapienza, participaram da reunião outros dois membros da comissão: os deputados Beto Trícoli e Welson Gasparini. Entre os membros do Conselho Superior da FAPESP, além de Lafer, participaram Eduardo Moacyr Krieger, Alejandro Szanto de Toledo, Fernando Ferreira Costa, Horácio Lafer Piva, João Grandino Rodas, José de Souza Martins, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria José Soares Mendes Giannini, Suely Vilela e Yoshiaki Nakano.
 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis