Instituto de Ciências Biomédicas realiza concurso para divulgação de imagens das ciências da vida (Zeiss)

Notícias

Concurso internacional de imagens microscópicas

25/07/2012

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) recebe até o dia 21 de setembro inscrições para o Concurso de Imagens em Ciências da Vida (Life Sciences Image Contest).

O concurso cultural internacional de imagens microscópicas tem como objetivo a divulgação de imagens das ciências da vida, dando acesso e despertando o interesse pela pesquisa. O concurso é aberto a qualquer pessoa do Brasil e do exterior com mais de 18 anos.

Cada participante poderá apresentar no máximo três imagens inéditas de sua autoria. As imagens devem ser fotomicrografias tiradas em qualquer tipo de microscópio. Qualquer tipo de amostra é aceitável: microscopia de luz como campo claro, campo escuro, contraste de fase, contraste de interferência diferencial, fluorescência, multifotônica, contraste de modulação, deconvolução, confocal e técnicas mistas.

As imagens deverão ter no máximo 300 KB, no formato JPG, e ser enviadas para o e-mail lifesciences@icb.usp.br, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, título e dados descritivos da imagem e técnica (breve explicação sobre o conteúdo, técnica e equipamento utilizado para a obtenção da imagem).

A avaliação das imagens será feita seguindo os critérios de originalidade, impacto visual, qualidade técnica e conteúdo informacional. A comissão julgadora, composta por cientistas e profissionais das artes plásticas, selecionará 50 imagens.

Entre as 50 imagens, serão escolhidos os três primeiros lugares. O autor da imagem em primeiro lugar receberá como prêmio uma viagem para conhecer o Demo Center da Carl Zeiss, em Munique, Alemanha.

O segundo lugar receberá um microscópio Zeiss, modelo Primo Star Binocular, equipado para a técnica de campo claro (visualização de material corado). O terceiro colocado ganhará uma câmera da Sony com lentes Zeiss.

Os dez primeiros colocados receberão Menção Honrosa. Caso a imagem seja classificada, a comissão organizadora do concurso entrará em contato solicitando que a imagem seja enviada em alta definição e em um dos seguintes formatos JPG, BMP, TIFF, PNG ou PSD.

As 50 imagens selecionadas participarão de uma exposição na internet para que sejam votadas. Haverá uma premiação especial (livro) para a imagem que receber maior número de votos. Se coincidir com uma das imagens vencedoras do concurso (1º ao 3º lugares), quem ganhará o prêmio será o 2º mais votado e assim sucessivamente.

Todas as 50 imagens selecionadas farão parte de uma exposição itinerante pelos edifícios do ICB. Com as 50 imagens selecionadas, será produzido um catálogo digital que ficará disponível no site do ICB. Algumas dessas imagens serão selecionadas para a produção de pôsteres que serão instalados em algumas salas, laboratórios e auditórios do instituto.

Mais informações: www3.icb.usp.br/corpoeditorial/index.php?option=com_content&view=article&id=662 e lifesciences@icb.usp.br.

 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis