Revistas Científicas

Aquecimento anormal

08/07/2003
Um grupo de cientistas ingleses e americanos acaba de reafirmar a teoria que vinha sendo aceita por especialistas no estudo do clima de que as altas temperaturas verificadas no final do século 20 foram uma anomalia. Segundo o grupo, liderado por Michael Mann, da Universidade da Virgínia, a influência humana teve um importante papel no aquecimento sem precedentes.

O estudo foi publicado na edição de 8/7 da revista Eos, da União Geofísica Americana (AGU, na sigla em inglês) e refuta artigos recentes que defendiam que os aumentos na temperatura global teriam sido verificados de forma similar em outros momentos da história.

O artigo de Mann e outros 12 colegas que o assinam é uma resposta aos escritos por Willie Soon e Salli Baliunas, ambos do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica e publicados na Climate Research and Energy & Environment. Nos dois artigos, que chamaram a atenção de pesquisadores e da mídia, Soon e Baliunas desafiavam a visão geralmente aceita de que o aquecimento global não poderia ter sido causado apenas por fatores naturais.

A idéia de escrever o artigo da Eos surgiu após diversos especialistas em clima terem sido contactados pela imprensa para comentarem sobre o trabalho de Soon e Baliunas. Por não concordarem com a conclusão desses, decidiram tirar o assunto a limpo.

Segundo Mann e equipe, Soon como Baliunas trabalharam com os mesmos dados e cometeram alguns erros na análise e na conclusão tirada a partir dos mesmos. Citam como exemplo a distinção essencial que deve ser feita entre anomalias em temperaturas regionais e alterações na temperatura hemisférica, que deve representar média de estimativas ao longo de número suficiente de regiões distinstas.

Mann ressalta também que é fundamental definir cuidadosamente o período moderno que servirá como base para comparação com épocas anteriores, para evitar precipitações que levem a falsas conclusões em estudos climáticos futuros.

AGENDA DE EVENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis