Nascido na Venezuela, L. Rafael Reif é o 17º reitor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Notícias

MIT tem novo reitor

18/05/2012

Agência FAPESP – O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, anunciou a escolha de seu novo reitor. L. Rafael Reif, que desde 2005 era pró-reitor, será o 17º reitor do instituto, sucedendo a Susan Hockfield, que decidiu deixar o cargo após sete anos.

Nascido na Venezuela, Reif teve papel importante na maior parte das iniciativas conduzidas pelo MIT nos últimos anos que consolidaram a instituição como uma das líderes mundiais no ensino superior e em pesquisa. É também um dos principais responsáveis pelo atual equilíbrio orçamentário do instituto.

“Como o principal executivo acadêmico do MIT desde 2005, Reif liderou a implementação da estratégia que permitiu ao instituto enfrentar a crise financeira global, direcionou o crescimento da estratégia de internacionalização e promoveu o desenvolvimento de um centro de inovação adjacente ao MIT na Kendall Square [em Cambridge]”, destacou o MIT em comunicado.

“Reif também esteve à frente da nova iniciativa de aprendizado on-line do MIT, com a formação da edX, parceria recentemente anunciada entre o instituto e a Universidade Harvard que tem como objetivo enriquecer a educação de um grande número de pessoas em todo o mundo.”

Reif, que visitou a FAPESP em 2009, integra o quadro acadêmico do MIT desde 1980 e é professor de Tecnologias Emergentes no Departamento de Engenharia Elétrica e de Ciência da Computação.

“Estou muito honrado em ser eleito reitor do MIT. O impacto do instituto em minha vida – em como penso, como compreendo o mundo e como alinho minhas aspirações pessoais com as responsabilidades de meu trabalho – tem sido profundo”, disse Reif.

Reif é o filho mais novo de imigrantes do Leste Europeu que chegaram à América do Sul no fim da década de 1930. Seus pais passaram pelo Equador e Colômbia, antes de se fixarem na Venezuela.

Reif nasceu em Maracaibo e aos 9 anos se mudou com a família para Caracas. Graduou-se em engenharia elétrica na Universidade de Carabobo, em 1973. Após um ano como professor assistente na Universidade Simón Bolívar, seguiu para os Estados Unidos.

Fez mestrado e doutorado na Universidade Stanford. Em 1980, ingressou no MIT como professor assistente de engenharia elétrica. Foi promovido a professor associado em 1983 e tornou-se professor titular em 1988. De 1990 a 1990, foi diretor dos Laboratórios de Tecnologias em Microssistemas. Em seguida, liderou o Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

Pesquisador reconhecido mundialmente na área de microeletrônica, Reif é um dos pioneiros no desenvolvimento de circuitos integrados tridimensionais. Reif detém 15 patentes, editou ou coeditou cinco livros, supervisionou 38 teses de doutorado e participou de mais de 350 artigos científicos publicados.

Mais informações: http://web.mit.edu.
 

AGENDA DE EVENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis