Projeto Temático no Instituto de Ciências Biomédicas da USP oferece oportunidade de pós-doutoramento (Protein Bank)

Notícias

Pós-doutorado em sinalização redox com Bolsa da FAPESP

16/04/2012

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Regulação da homeostase redox e resposta integrada a estresse pela Dissulfeto Isomerase Proteica (PDI): mecanismos e papel na fisiopatologia e terapêutica de doenças vasculares", apoiado pela FAPESP, tem disponível uma Bolsa de Pós-Doutorado para inscrição e posterior seleção no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).

A homeostase redox depende da geração controlada de espécies reativas de oxigênio (EROs) por sistemas enzimáticos como o complexo NADPH oxidase. O excesso de EROs tem sido implicado na ativação de vias de sinalização patológicas em um processo conhecido como estresse oxidativo. O aumento da geração de EROs pela NADPH oxidase está envolvido na fisiopatologia da hipertensão arterial em diversos modelos animais e também em humanos.

Estudos recentes feitos pelos pesquisadores do ICB-USP caracterizaram um importante papel da dissulfeto isomerase proteica (PDI) na regulação de NADPH oxidase(s). Entretanto, os mecanismos pelos quais a PDI controla a atividade e a expressão dessa enzima não estão claros. Dessa forma, o entendimento do mecanismo de regulação da oxidase pela PDI é a meta central do projeto.

Mais informações sobre o projeto de pesquisa estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/320.

Os interessados deverão enviar até o dia 23 de abril de 2012 os documentos listados a seguir para a professora Lucia Rossetti Lopes, pesquisadora principal do Projeto Temático, por e-mail (llopes@usp.br):

1) Curriculum vitae atualizado;
2) Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência profissional;
3) Carta de recomendação de dois pesquisadores ativos com respectivos e-mail para contato.

A seleção do bolsista será realizada em duas etapas: 1) análise da documentação recebida; 2) avaliação dos currículos dos candidatos habilitados. O resultado será enviado por e-mail.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.578,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

AGENDA DE EVENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis